Tudo o que você precisa sobre LPO

Você que pratica CrossFit  sabe que o Levantamento de Peso Olímpico/Weightlifting é um dos pilares do nosso esporte. Mas será que você realmente conhece essa modalidade?

Bati um papo com a Coach Mirella sobre LPO e ela esclareceu algumas dúvidas freqüentes.

Como o próprio nome já diz, o LPO é um esporte Olímpico e seu objetivo final é levantar a maior carga possível para cima da cabeça. Seja no arranco, mais conhecido como snatch, ou no arremesso (primeiro e segundo tempo), mais conhecido com clean and jerk.

Claro que para levantar cargas altas o atleta não pode se limitar apenas a esses dois movimentos que são chamados de clássicos. Por isso a base deve ser sempre trabalhada, ou seja, exercícios de força como agachamento, levantamento terra, remadas e supino.

Se engana quem acha que ser forte e grande é tudo. Para mandar bem nessa modalidade você precisa ter uma boa técnica, coordenação, flexibilidade, potência, agilidade para entrar na barra e estabilidade.

Inclusive, a nossa Coach já fala:

“se você não tem uma boa técnica com um bastão, você jamais dominará uma barra com cargas altas”

Ou seja, necessariamente você não precisa ser grande para levantar cargas altas, existem vários fatores que vão denominar isso.

Por isso os treinos específicos de LPO são bem diferentes do que estamos acostumados a trabalhar nos 15 minutos de técnica e no WOD. Dentro do CrossFit o nosso objetivo é fazer várias repetições com  grande velocidade e o mínimo de descanso. Já no Weightlifting os treinos são pausados, iniciando com pouca carga e focando na técnica. O movimento começa lento e só explode na fase final (mergulho). São poucas repetições aumentando a carga progressivamente e com um descanso maior entre uma série e outra.

Agora que você já conhece todas as habilidades exigidas para ser um bom levantador de peso, seja profissional ou amador, não fica difícil saber que trabalhar com bastante foco no LPO pode ajudar – e muito! – a conquistar seus objetivos dentro do CrossFit.

 

Comente

Leia também

  • Saiba Mais
    Importância da Mobility
    Você já deve ter visto na nossa agenda as aulas de mobility. Já deve ter ouvido o coach falar sobre essas aulas. Já deve ter visto...
  • Saiba Mais
    Periodização Nutricional
    Vamos falar de periodização? VAMOS! Sei que tem muita gente que ainda associa o termo “periodizar” a atividade física e isso não está errado, porém...

001 / Mercês

Av. Manoel Ribas, 2658, Barracão 7 e 8
Curitiba PR

41 3524.3300

barigui01@crossfitbarigui.com.br

002 / Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1619
Curitiba PR

41 3149.0202

barigui02@crossfitbarigui.com.br

crossfit-journal crossfit-kids
icone-certificacoes

Confira nossas Certificações