Pirâmide do CrossFit

Está cada vez mais comum vermos crossfitters postando vídeos de PR nas redes sociais (já vou dizendo que me incluo nessa categoria!), o CrossFit deixou de ser conhecido como vira pneu e passou a ser visto como esporte que “joga cargas altas para cima da cabeça”.

Como uma boa crossfitter, sempre dou um jeito de falar do meu esporte para alguém, e sempre escuto algo do tipo “CrossFit não é para mim, eu jamais conseguiria levantar as cargas que você levanta!”. Calma lá! CrossFit é muito mais do que Levantamento de Peso Olímpico e se você não quiser usar cargas altas para realizar um WOD, tá tudo certo! O importante aqui é ser sempre muito intenso e desafiador.

Citei o LPO por ser um exemplo comum que ocorre com vários atletas, que deixam de treinar o básico e focam mais no weightlifting.

Não estou falando para você parar de treina LPO, não mesmo! Tampouco estou dizendo que força e Levantamento de Peso Olímpico não sejam importantes para a sua evolução. Já até falamos aqui sobre os benefícios da modalidade (neste link), mas se formos analisar a pirâmide do CrossFit, LPO não é a base.

O objetivo do CrossFit, segundo Greg Glassman, fundador da marca, é aumentar a capacidade de realizar trabalhos em todas as vias energéticas e padrões de movimentos possíveis, com movimentos funcionais de alta intensidade. Tem como objetivo não só focar em uma especialização ou habilidade, mas sim evoluir todas as 10 capacidades físicas do corpo humano que são: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potencia, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

  • Nutrição é a base do CrossFit, se a sua alimentação não é boa, sinto muito! Você não irá emagrecer tampouco melhorar seu desempenho, por mais que você treine mais de 1x ao dia! Você come mais do que treina, então sim, alimentação é 80% de todo seu sucesso, se você se alimenta mal, você não tem energia para completar um WOD. Aliás, pode até conseguir, mas não com a melhor capacidade que o seu corpo tem.                 Sente que não está obtendo os resultados que você deseja mesmo treinando muito? Comece pela sua alimentação! Nossa nutri, Lu Peixoto sempre fala: se você não abastece seu carro com gasolina ruim, por que fazer isso com o seu corpo?

  • Saindo da nutrição, temos Condicionamento Metabólico, ou como alguns preferem chamar, cardio. Sim, aquele que é amado por muitos e odiado por vários! É o METCON que vai fazer com que seus estímulos tenham maior intensidade ou dure por mais tempo. Você com certeza já ouviu alguém falando “eu sou forte, mas meu cardio é uma m****”. Ou seja, de nada adianta você ser forte, mas não conseguir conciliar peso e corrida no mesmo WOD por falta de resistência cardiorrespiratória.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
  • Ginástica Olímpica fica no meio da pirâmide. Você só domina os ginásticos se você tem consciência corporal, ponto! Você até pode fazer um kipping utilizando mais as pernas do que os ombros, mas seu pull up/chest to bar/toes to bar/muscle up jamais serão eficientes, aceite isso! Treine mais movimentos ginásticos, conheça seu corpo e saiba o que e como ativar o que você precisa para realizar determinado movimento.                                                                                                                                                                                                                                                  
  • Finalmente, LPO (aeeee!) é o controle de objetos externos. Você acha que terá um boa técnica se não tiver consciência corporal? Claro que não! O coach vai viver batendo na mesma tecla, falando o que você deve arrumar e você nunca vai entender, pois não tem a consciência que precisa. Entendeu o porquê movimentos ginásticos vem antes do LPO?

  • Por fim, no topo da pirâmide, está o Esporte. Juntando nutrição, condicionamento metabólico, ginástica e LPO formam-se o CrossFit.                   

Sabe aquelx novatx que chegou fazendo de tudo? Pergunte a elx qual seu histórico esportivo, com certeza elx tem uma ótima base, o que fez sua evolução dentro do CF ser muito mais rápido que o normal!

 

Como a minha avó costuma dizer “não adianta colocar a carroça na frente dos bois!”.  Então, não adianta ter pressa, para haver evolução é preciso dominar o básico, e isso é construído com o tempo!

 

 

 

Comente

Leia também

  • Saiba Mais
    Semana da Nutrição
    Ei, você! Senta aqui e vamos conversar sobre um assunto bem sério: NUTRIÇÃO. Como você tem nutrido seu corpo ultimamente? Seja você praticante de CrossFit...
  • Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.
    Saiba Mais
    CF Kids e a Volta às Aulas
                 Início de ano, volta às aulas. E com a lista de material escolar, vem a dúvida: qual atividade...

001 / Mercês

Av. Manoel Ribas, 2658, Barracão 7 e 8
Curitiba PR

41 3524.3300

barigui01@crossfitbarigui.com.br

002 / Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1619
Curitiba PR

41 3149.0202

barigui02@crossfitbarigui.com.br

crossfit-journal crossfit-kids
icone-certificacoes

Confira nossas Certificações