Recuperação pós campeonato

É super normal sentirmos muita dor muscular após um WOD pesado, né? Agora, se um treino já faz isso com você, imagine um campeonato? Você que vai competir a Braves Games esse fim de semana, vale a leitura.

Para toda competição existe uma periodização alimentar e de treino. Ao menos é o que diz o protocolo, né?- Esse protocolo auxilia não apenas sua performance nos campeonatos, mas também sua recuperação.

Tudo bem,  sabemos que existem  atletas que competem apenas pela diversão e para sair da rotina. Mas vou dizer uma coisa: a dor vai existir da mesma maneira. Não importa se você está indo para disputar o pódio ou para ter um fim de semana diferente e cheio de superações.

Seja lá qual for o seu perfil dentro do esporte, se você abriu essa matéria é porque você compete ou treina bem pesado e quer saber como recuperar bem o seu corpo.

Troquei uma ideia com o Coach Vernizi e a Nutri Lu Peixoto, que nos deram dicas valiosas para você se recuperar 100% pós competição

Primeiramente, o que causa a dor muscular?

Quando você traciona a musculatura gera tensão mecânica, ocorre a ruptura da fibra e é isso o que é a dor muscular. Isso ocorre quando você usa muito a musculatura.

Treinar é uma coisa, mas um campeonato é completamente diferente. Você vai acima do seu treino, por causa do nível psicológico, estresse mecânico, tempo, velocidade e o ambiente competitivo.

Já sabe, né? Aquela sensação de que um caminhão passou por cima de você será inevitável na segunda-feira.

Mas não precisa se preocupar nem desanimar com isso, nossa Nutri Lu Peixoto trouxe algumas dicas bacanas para acelera o processo de recuperação

DURANTE O CAMPEONATO

Está bem estabelecido que as primeiras horas após o exercício são particularmente importantes para recuperação. A nutrição desempenha um papel importante neste processo, ajuda a restaurar o glicogênio muscular, a hidratação e pode aumentar a síntese protéica.

O consumo de carboidratos neste período acelera a velocidade de recuperação. Se associarmos também com a oferta de proteínas, estaremos proporcionando aos músculos melhor condição de recuperação dos “danos” causados pelo exercício.

A síntese de proteínas é importante para reparação, uma combinação de carboidratos com proteínas de rápida absorção, numa proporção de 2:1 ou 4:1 é indicada juntamente com vitaminas e minerais fará muita diferença e o dia seguinte da atividade vai mostrar o benefício da estratégia nutricional adotada.

Ou seja, se alimente bem e beba bastante água.

Lembre-se: Hidratação para uma competição começa pelo menos 02 dias antes.

PÓS CAMPEONATO

Sabe aquela saidinha clássica com o pessoal da box para comemorar o fim de semana? Então, cuidado com o excesso de álcool.

O consumo daquelas muitas cervejas, não estou falando de um ou dois chopps, mas o excesso   pode ter um impacto no processo de recuperação. Em primeiro lugar o álcool após o WOD pode afetar diretamente os processos de recuperação imediata. Pois prejudica a taxa de síntese de glicogênio muscular após o exercício e a taxa de síntese proteica, suprimindo a resposta anabólica do músculo além de reduz a qualidade do sono.

Em segundo lugar, pode haver efeitos indiretos porque beber, muitas vezes pode substituir sua alimentação e o descanso necessário, tendo como resultado a intoxicação.

 

Performance é a sua melhor aptidão física para atingir um objetivo e você não atinge ele sempre, do contrário recordes mundiais seriam batidos sempre. Para o seu corpo alcançar os melhores resultados ele precisa estar DESCANSADO.

Por isso a dica do Coach é de tirar no mínimo dois dias de repouso total. Mas caso você não aguente e precise muito aparecer na box, faça um cardio com baixa intensidade durante as próximas duas semanas pós campeonato, aumentando aos poucos a intensidade. Caso queira fazer um treino de força, utilize até 30% do seu PR, baixo volume e intensidade.

Corpo descansado é essencial para garantir que você retorne bem as atividades e continue buscando seus objetivos dentro do esporte. Durma bem!

Ah, recado do Vernizi,

pode ser que apareça gente gripada pós campeonato, devido ao estresse causado pelo campeonato sua imunidade por baixar.

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