Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

Recado dos Head Coaches – Periodização

Fala Galera Beleza?

Meu nome é Bruno Razera e esta é a primeira vez que escrevo para vocês. Sou head coach da Barigui 001 e quero através destes posts me aproximar de cada um de nossos alunos para entender melhor os objetivos individuais, tirar dúvidas e deixar todos vocês informados sobre as novidades técnicas da Barigui.

Sei que ja conversamos com alguns pessoalmente mas gostaria de atingir todos nossos alunos com este post. Temos trabalhado bastante em cima de diversas mudanças e inovações e uma das principais está diretamente ligada à periodização dos treinos. Queremos mais alongamento e flexibilidade para todos vocês!

Tenho notado nas aulas que alguns alunos possuem dificuldades de executar certos tipos de movimentos como Overhead Squat, Front Squat, Pistol. Uma grande responsável dessa dificuldade é a mobilidade. Nestes movimentos precisamos de grandes amplitudes para executá-los da melhor maneira e tendo isso em vista, criamos treinos chamados “Quick Mobility”. São sessões dentro das aulas normais que visam trabalhar a mobilidade da articulação envolvida nos exercícios do WOD. Com esse treino de mobilidade pré-wod vocês vão sentir a articulação mais “solta” ao longo do tempo, e com certeza muito mais facilidade na hora de agachar com uma perna só ou manter o cotovelo alto em um Front Squat.

Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

Outra novidade é o ganho de força. Virar um ”Mamute” rsrs…brincadeira!! Mas sim, a intensão é aumentar a força pura de vocês. Levantar mais peso, bater Pr´s de agachamento e levantamento olímpico… Para isso estamos seguindo uma periodização de 2 x por semana. Um treino é postado na terça (vocês tem até sexta feira para realiza-lo) e o outro na sexta (vocês podem realiza-lo até segunda feira). Estas sessões de treino são compostas tanto por Levantamentos de Peso olímpico (LPO) quanto por levantamentos básicos, e eles estarão logados no app beyondthewhiteboard (quem ainda não possui o aplicativo, informe-se na recepção) e também estarão escritos no quadro da BOX, assim todos podem obter o ganho de força que almejamos para nossos alunos.  Aproveitando, seguem algumas dicas sobre o Treino de Força:

– O Treino de Força deve ser extremamente pesado?

R: Na maioria das vezes sim. Só aumentamos nossa força quando fazemos esforços máximos, sejam eles com poucas repetições e altas cargas ou vice-versa, os dois aumentam a força. Mas em alguns movimentos de LPO, vocês não chegarão a 100% da carga máxima de vocês, pois há uma necessidade de se treinar a técnica também, no entanto quando não estiverem perto dos 100%, estarão adicionando intensidade pelo volume de treino que também gera compensação. Em outras palavras, vocês ficam mais fortes.

-Qual o intervalo de Descanso entre cada série de Força?

R: Depende do percentual da sua Repetição Máxima (%RM) que está usando. Quando passar de 80%, pelo menos 3’. Mas não se preocupem com isso, façam o exercício, relaxem, tomem uma água, conversem com alguém… quando se sentirem bem novamente, façam a próxima série. Vocês precisam estar sempre bem para levantar peso.

– Qual Intervalo de Descanso entre uma sessão e outra de força?

R: pelo menos 48h. Mas o ideal seria 72h. Por isso o treino é postado terça e sexta-feira.

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Acho que é isso galera, estarei à disposição e ficarei super feliz em ajudar vocês com qualquer dúvida. Treinem, fiquem minutinhos a mais para melhorar aquele Double Under, façam mais amigos e venham para o Happy Hour… Falow Galera!

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