Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

CrossFit Kids – Quais os benefícios para seu filho

Crossfit para crianças? Sim, é isso mesmo!

Quem já conhece o Crossfit sabe a quantidade de benefícios que a atividade traz para o nosso corpo e mente. E por que não trazer isso para os pequenos também?

Glassman, fundador do Crossfit, disse uma vez que: “Nossas necessidades não se diferem por tipo e sim por grau”. Ou seja, todos os seres humanos necessitam e são capazes de realizar os mesmos movimentos, o que diferencia é a intensidade e o volume a ser aplicado para cada um. Isso pode ser facilmente traduzido para as crianças.Qualquer um que já tenha visto um grupo de crianças brincar em um parque ou no recreio da escola sabe que a corrida, o equilibrio, as escaladas e os saltos são movimentos mais do que presentes na rotina dos nossos pequenos.

O CrossFit Kids nada mais é do que realizar todos esses movimentos de forma a aprender sua técnica correta e postura adequada.  O grande diferencial em realizar isso em um local com profissionais especializados é que, com o acompanhamento do coach, seu filho é estimulado a desenvolver suas necessidades neurológicas, cognitivas e motoras, próprias e adequadas para cada uma das idades.

Além disso, as crianças vão crescer sabendo utilizar o seu corpo da forma correta ao movimentar-se e ao mover cargas.Afinal, como ensinamos no CrossFit, tudo é técnica! Nosso corpo funciona muito melhor quando utilizamos as suas alavancas naturais e os movimentos multiarticulares da forma mais eficiente possível.

Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

 

Não podemos esquecer que um dos principais benefícios do CrossFit Kids está, além da preparação física, no desenvolvimento psicológico e emocional dos nossos pequenos.

Sabemos que o esporte como um todo é extremamente importante para contribuir com esses fatores. As crianças trabalham o espírito esportivo, a liderança, o trabalho em equipe, a habilidade em ouvir, a disciplina e as boas maneiras.Todas essas características são pontos importantes para qualquer atividade que eles farão ao longo de suas vidas.

Além disso, há uma diferença notável no nível de confiança das crianças que praticam CrossFit. Conforme elas vão ganhando condicionamento e suas habilidades aumentam, as crianças se tornam fisicamente mais ativas e menos inseguras, pois no CrossFit não se estimula “vencer os outros”, e sim “superar-se”!

“O objetivo não é tornar uma criança de 4 anos na pessoa mais em forma do mundo, o objetivo é tornar a criança fisicamente ativa e culta, de forma a que consiga ser boa em qualquer esporte que goste. O objetivo é proporcionar-lhe uma experiência divertida e, ao mesmo tempo, incentivá-la a adquirir um estilo de vida fisicamente ativo” – Jeff Martin, Co-Fundador CrossFit Kids®.

Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

 

As aulas do CrossFit Kids aqui na Barigui consistem em jogos e brincadeiras que focam no controle corporal, realizando movimentos bem simples, como empurrar, puxar, correr, jogar, subir e pular.

As sessões são curtas e tem caráter didático, abordando os temas de forma lúdica, pedagógica e, é claro, muito divertida! Com a ajuda da nossa Coach Tathe, capacitada em Crossfit Level One Trainer e Crossfit Kids Trainer, pendurar-se em barras é comparado a imitar um macaco. Os agachamentos são inspirados em sapos e os box jump são saltos de super-herói.
Além disso, ao final de cada treino, os alunos dedicam pelo menos cinco minutos para fazer atividades cognitivas de acordo com a idade de cada um, como por exemplo: ligar os pontos, encontrar erros de português, caça palavras, soletrar, contas matemáticas, etc.

Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

 

Portanto, se você via no CrossFit apenas a imagem de atletas super musculosos levantando cargas pesadas em competições, está na hora de descontruir a forma como vê os treinos.

Se rapidamente fizermos isso, temos em uma box tudo que você encontraria nos momentos em que leva seu filho para brincar com seus colegas ao ar livre: estruturas para balançar, bolas para jogar, cordas para escalar, caixas para saltar e muito espaço para correr.

Sabemos que, quanto mais novos são nossos filhos, maior sua facilidade de aprendizado, pois seu cérebro funciona como uma esponja, louco para fazer novas conexões. Quanto mais as crianças forem expostas a diferentes estímulos, mais conexões e capacidades elas desenvolvem e mantém para o resto de suas vidas, tornando-se adultos com amplo domínio do seu corpo.

Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

 

Podemos ver claramente a diferença nesse ponto quando pensamos em nossos amigos que preferiam um vídeo game e nunca praticaram esportes quando crianças. A menos que eles tenham treinado isso muito depois de adultos, eles provavelmente ainda são de alguma forma descoordenados. Por outro lado, as pessoas que foram estimuladas a se movimentar e treinar esportes enquanto crianças têm maior facilidade de fazer novas atividades quando adultos e mostram movimentos mais efetivos e eficientes com seu corpo.

É preciso pensar no futuro dos nossos pequenos. Se eles crescem associando o treinamento e o esporte como algo legal e divertido que traz benefícios para seu corpo e para sua saúde, é muito mais provável que eles mantenham a boa forma como prioridade nas suas vidas.

Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

 

E aí, acha que seu filho vai se sentir à vontade nesse ambiente? Então marque já uma aula experimental para ele e sinta-se à vontade para assistir e tirar todas as suas dúvidas com a nossa equipe!

Ligue em uma das nossas unidades e consulte qual é o melhor horário para seu filho! Esperamos vocês!

Comente

Leia também

  • Saiba Mais
    Recuperação pós campeonato
    É super normal sentirmos muita dor muscular após um WOD pesado, né? Agora, se um treino já faz isso com você, imagine um campeonato? Você...
  • Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.
    Saiba Mais
    #IAmBarigui | Ana Gondo
    No #IAmBarigui de Abril vamos falar um pouco sobre a história da nossa pequena grande atleta, Ana Gondo e como tem sido conciliar os...

001 / Mercês

Av. Manoel Ribas, 2658, Barracão 7 e 8
Curitiba PR

41 3524.3300

barigui01@crossfitbarigui.com.br

002 / Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1619
Curitiba PR

41 3149.0202

barigui02@crossfitbarigui.com.br

crossfit-journal crossfit-kids
icone-certificacoes

Confira nossas Certificações