Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

TREINOS CROSSFIT BARIGUI 2017

Fala galera beleza? Estou programando os treinos de 2017 e gostaria de compartilhar um pouco sobre a estrutura e nossa linha de raciocínio para a periodização:Quando falamos em treinamento imaginamos um período em que vamos começar a treinar, progredir e terminar com um objetivo que muitas vezes é uma competição. Independente do objetivo de cada um, temos que estabelecer um padrão para a box e neste ano, de acordo com as preferências dos alunos da Barigui, colocamos a Braves como nosso objetivo final (fique tranquilo, se o seu objetivo é diferente você vai continuar evoluindo, nós só precisamos ter uma meta para poder trabalhar uma periodização linear em cima dela). A Braves acontece três vezes por ano e a primeira etapa será em abril. Teremos quatro meses pra nos preparar! 

 

No início o objetivo principal é a técnica, isso nos dará mais segurança e consistência para aumentar as cargas mais pra frente. O objetivo deste planejamento é buscar a melhor forma de cada um. Tenham paciência na hora de bater os Pr´s e treinar muito pesado, está tudo anotado pra isso acontecer no dia da competição. Vamos adicionar mais levantamento olímpico e básico durante a semana e não apenas uma vez como era antes (antigo treino de força). Percebemos que os que gostavam de treinar força vinham as quintas, e os que não gostavam simplesmente não vinham. Bom, agora o treino de força estará bem dividido durante a semana e teremos mais vivência nestes movimentos, sendo assim nossa técnica e força vão melhorar.

Sempre vai haver um percentual de carga na hora do skill e ele está programado para aumentar e diminuir ao longo dos quatro meses. Isso gera uma relação entre volume e intensidade que garante o melhor aproveitamento dos treinos com o objetivo de estar pronto pra competir.

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       Vale lembrar algumas observações sobre o dia a dia de treino:

• Nunca deixem de fazer o aquecimento. Em dias de frio é essencial preparar seu corpo para o exercício e lubrificar as articulações• Respeitem as cargas propostas no “skill”.• Na hora do WOD é mais vantajoso fazer com velocidade, ter pouco tempo de intervalo entre um exercício e outro. É exatamente esse tipo de treino que garante a melhora do condicionamento físico… se você precisa abaixar a carga pra que isso aconteça, vá em frente pois você estará cumprindo o objetivo do treino.• Nenhuma programação funciona sem dados. Utilize o beyondthewhiteboard pra anotar seus resultados. Além de ele te informar quais são seus Pr´s, você também fica por dentro de como está seu condicionamento.

COACH Razera.

 

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