Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

Como são feitos os treinos da CrossFit Barigui

Fala galera! Tudo bem?

Nosso Head Coach Bruno Razera fez um post muito legal em seu blog, falando um pouco sobre a metodologia usada para criar nosso treinos.

Você já foi treinar naquele dia que parece que só tinha exercícios cardio?
Já se perguntou como nós, da Crossfit Barigui, montamos os treinos com tantos movimentos de diversas modalidades?

Vou explicar como definimos cada treino.

Nosso objetivo primordial é melhorar seu condicionamento físico. Transformar pessoas bem treinadas em ainda mais condicionadas, fazer com que sedentários saiam do zero e melhorem sua condição física, e até tratar quadros clínicos como colesterol alto, hipertensão arterial, obesidade… Tudo está ligado à melhora do condicionamento físico.

Segundo a crossfit.com, condicionamento físico é o mesmo que ter todas as capacidades físicas bem desenvolvidas (este texto explica mais sobre isso)

Para melhorar essas capacidades nosso corpo dispõe de 3 vias energéticas: fosfocreatina, glicolítico e oxidativo.

 Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

Veja na tabela que cada via energética tem um tempo de duração e, consequentemente, uma intensidade. É nisso que nos baseamos na hora de montar a periodização.

No sentido de trabalhar as três vias energéticas montamos cada treino com o foco em pelo menos duas vias. Ex: força no skill (deadlift 5×2) e um wod no final com duração de 20 minutos. Neste exemplo garantimos a utilização da via fosfogênica e oxidativda.

Além das vias energéticas, nos preocupamos com as modalidades de treinos: cíclicos, ginásticos e levantamento de peso.

Essas três modalidades são distribuídas ao longo da semana da seguinte forma:

Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.

Veja que tem dias com uma modalidade, dias com duas e com três. Sempre alternando entre as três modalidades. No sábado o treino é aberto, direcionado mais para o treino em equipes, um desafio a mais.

Perceba que na semana 1, dia 1, o treino é M metabolic (cardio) e isso quer dizer longo e de baixa intensidade, priorizando a via energética oxidativa. Conseguimos fazer isso com exercícios cíclicos como corrida, bike, remo, corda, burpee…

Nos dias que são apenas G priorizamos ensinar a técnica de movimentos ginásticos e o wod também é baseado nisso, trabalhando a resistência muscular abastecida pelo metabolismo glicolítico. São treinos de duração média, geralmente repetições altas de movimentos com o peso corporal (ex: 5x 15 pull-up)

Quando cai W weightlifting é pra fazer força, enfatizar a via fosfogênica. Séries curtas e peso elevado com descansos maiores (ex: 5x 2 deadlift)

Obviamente, nosso corpo não escolhe apenas um metabolismo energético isolado, ele trabalha dando prioridade ao que é mais requisitado.

É isso ai galera, agora vocês já sabem porque alguns dias tem só cardio, outros só peso…
Lembrem que o exercício deve sim ser estimulante e legal, mas o que temos como objetivo de fato é melhorar nosso condicionamento e para isso temos que fazer todos os tipos de treinos

O blog do nosso Head Coach está cheio de matérias super legais e interessantes para quem ama o mundo do Esporte, você pode ver o conteúdo clicando nesse link

COMO SÃO FEITOS OS TREINOS DA

CROSSFIT BARIGUI

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