A importância de fortalecer o core

Nunca me esqueço do dia em que virei paciente da Grazi.
Devido ao meu pé chato desenvolvi uma fascite plantar e por falta de liberação miofascial isso virou uma tendinite no meu calcanhar esquerdo. Não só doía para andar, como em pouco tempo meu calcanhar direito também estava comprometido já que eu compensava a cada pisada. Dos calcanhares essa dor subiu para os joelhos e se eu não tivesse procurado a fisioterapia, subiria também para o meu quadril.
Na minha primeira consulta fizemos o teste FMS (Functional Moviment Systems) e descobrimos que devido a um desequilíbrio no meu quadril, eu compensava muito o lado esquerdo do meu corpo durante os treinos.
Descobrir isso foi muito importante para a minha recuperação que foi completamente sem medicamento e apenas um mês de fisioterapia focada nos pés e joelhos. Em duas semanas já não existia mais dor, logo, voltei a subir as cargas durante os treinos. Sabe como é, crossfitter viciada!

Não deu muito tempo e durante um WOD eu senti meu punho esquerdo muito sobrecarregado no OHS (lembra da compensação?), ficou inchado na hora.
Não deu outra, já fui para o consultório da Grazi novamente. Por sorte a minha, não foi nada demais, apenas uma compensação que gerou uma dorzinha chata e duas semanas sem pegar na barra para não correr o risco de virar algo sério.

Contei tudo isso por que?

Para você entender o quão importante é ter um core fortalecido!

Chegando na minha segunda consulta com a Grazi ela me disse:
“nós vamos fortalecer seu punho, mas também temos que fortalecer seu centro, do contrário, você vai viver se machucando”

Core em inglês significa “núcleo” e é como chamamos o centro do nosso, composto por 29 músculos: bíceps femoral, transverso abdominal, multifidios, adutor, eretor da espinha, obliquo interno e externo, iliopsoas, glúteo máximo e reto abdominal.
Eu não tinha ideia de que envolvia tantos músculos, para mim o core era apenas a região do abdômen e lombar. Sei que tem muita gente que também acha isso, por isso procurei essa imagem na internet para você  ter noção dos músculos que estamos falando.


Pela imagem você pode perceber que são músculos de sustentação, responsáveis pelo equilíbrio e estabilidade do nosso corpo. Quando ativados de forma correta dão suporte total para a coluna e quadris, o que evita a sobrecarga nas extremidades como punho e tornozelos.

Um exemplo clássico de quem tem o core enfraquecido e desequilibrado é jogar o quadril para um dos lados na hora do agachamento, dando aquela impressão de subir “sambando” com a barra – sim, mais uma vez me usei de exemplo. As chances de desenvolver uma lesão são muito grandes, em QUALQUER esporte que você pratique. Veja, o problema é a falta de preparação da base, não o CrossFit!

Sabendo das minhas dificuldades dentro do esporte e do meu desequilíbrio muscular no quadril, não ficou difícil entender o porque meu toes to bar e rope climb não são bons, ou porque sinto muita dor na lombar ao fazer deadlift. São movimento que exigem muito de um core bem ativo e fortalecido, coisa que eu – ainda – não posso falar do meu!

Exercícios como prancha, hollow rock e GHD são bons exemplos de por onde começar a fortalecer o core e são indicados para pessoas que estão começando agora e atletas que treinam há mais tempo. Mas é claro, sempre peça ajuda a um profissional para passar qual o melhor movimento para você e sua necessidade.

Eu participo de um grupo de fisioterapia, o Design Fit, criado pela minha fisio, Graziella Vasconcellos. São grupos de até 4 pessoas com dificuldades e queixas semelhantes, por exemplo o meu é o grupo do quadril. As sessões são semanais e tem duração de 30 minutos, o que é ótimo, pois encontro com a Grazi toda semana e podemos acompanhar juntas as minhas evoluções na fisio e nos meus treinos.

E você, também sente algum desequilíbrio e compensação?

Agende seu teste de FMS com a Fisioterapeuta Graziella de Vasconcellos na CrossFit Barigui Juvevê

(41)3149-0202

 

 

Comente

Leia também

001 / Mercês

Av. Manoel Ribas, 2658, Barracão 7 e 8
Curitiba PR

41 3524.3300

barigui01@crossfitbarigui.com.br

002 / Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1619
Curitiba PR

41 3149.0202

barigui02@crossfitbarigui.com.br

crossfit-journal crossfit-kids
icone-certificacoes

Confira nossas Certificações