Levantamentos Básicos

Nós crossfiters sabemos a importância de sermos completos na nossa modalidade, correr, levantar peso, subir corda, argola, ou cumprir quaisquer  tarefas propostas pelo Coach.

Tão importante quanto realizar essas atividades em alta intensidade, devemos nos preocupar com a preparação muscular (fortalecimento) e articular (mobilidade) para podermos fazer tudo com uma base forte e estável. Assim, evitamos lesões presentes em qualquer esporte.

Antes da prática de qualquer esporte a BASE deve ser formada. Lembrando da regra básica de 1 mobilidade 2 força 3 consistência, devemos nos atentar e não pensar que sem um dos pilares teremos o outro.

A parte da FORÇA PURA consiste em treinar os levantamentos básicos com PERFEIÇÃO para passarmos para os mais complexos, Clean and Jerk e Snatch.

Falarei nesse texto sobre esses movimentos:

AGACHAMENTO

É o principal movimento para crescimento físico e eficiência neuromuscular. Desenvolve grandes grupos musculares, como lombar e pernas. Além de aumentar a potência para outros movimentos similares, saltos, lançamentos, partidas rápidas, paradas súbitas, todas as formas de corrida e propulsão com a região inferior do corpo.

 

SUPINO

Exercício feito no banco que desenvolve os principais músculos torácicos: peitorais, deltoide anterior, tríceps e bíceps. São músculos que auxiliam nos movimentos de arremessos, empurradas e são estabilizadores para os movimentos de puxadas.

REMADAS

Devem ser feitas em várias posições. É um exercício de puxada que solicita por completo os músculos dorsais: grande dorsal, músculos redondos e romboides (maior e menor), trapézios, deltoides, eretores da espinha que auxiliam a estabilização da nossa coluna.

Vendo todos os músculos que trabalham as remadas, não é o simples “puxar” que vai ativar todos eles, super importante a solicitação muscular máxima para a eficiência no movimento.

LEVANTAMENTO TERRA

É o mais funcional de todos os exercícios, a técnica aplica-se a vida cotidiana em ações como levantar um objeto do chão. Envolve todos os músculos da cadeia posterior do corpo, bíceps femoral, glúteos, panturrilhas e eretores da espinha que estabilizam quase todas as articulações. Por atingir vários grupos musculares grandes ao mesmo tempo, o levantamento terra é um dos exercícios que mais libera testosterona e o hormônio do crescimento.

 

Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte

Beijos, Coach Mirella

 

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