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4 passos para melhorar seus movimentos ginasticos

4 passos para melhorar seus movimentos ginasticos

Assim como no Levantamento de Peso Olímpico, os movimentos ginásticos são distribuídos entre alguns mais simples e outros mais complexos e técnicos. Da mesma maneira que na evolução do ser humano, onde primeiro começa a se engatinhar e depois começa a andar, no Crossfit também deve-se respeitar essa sequencia.

Para se realizar um Ring Muscle Up, julga-se importante que o aluno (a) tenha um bom domínio do Pull Up e Chest to Bar. Análise que serviria também para o aluno (a) que deseja atingir PR’s com grandes cargas de clean e snatch. Julga-se importante que o mesmo (a) tenha grandes cargas em squats, tanto front e back squats quanto overhead squats.

 

Após breve introdução, seguem algumas dicas para auxiliar na evolução dos movimentos ginásticos:

  •  Fragmentar o movimento:

Vamos utilizar o Ring Muscle up como exemplo. Uma repetição possui diversas fases: primeira a fase do kipping, seguida de potencia com as pernas, elevação de quadril, remada na argola, transição do corpo para cima da argola e a extensão do cotovelo na finalização do movimento. A partir destes pontos, compreender bem as primeiras fases e executa-las com boa técnica facilita o processo de aprendizagem do movimento.

  • Treinamento de mobilidade:

Melhorar a mobilidade e amplitude nas articulações auxilia na execução de um movimento mais fluido e consistente. Por exemplo, no movimento de kipping, base para boa parte dos movimentos ginásticos, é necessário apresentar uma boa mobilidade na articulação dos ombros, requisito este que pode ser treinável.

  • Treinamento de força:

Trabalhos de estabilização e ganho de força, principalmente da região do Core, os músculos auxiliam na realização de movimentos de forma mais concentrada e segura. Por exemplo, na realização de um Chest to Bar, é preciso ter mais força de puxada na cintura escapular e também controle da região abdominal. Se essa força de puxada for treinada de forma específica e o mesmo for feito para a região abdominal, a execução de um Chest to bar pode se tornar menos complexa.

  • Paciência:

Antecipar fases pode prejudicar no aprendizado dos movimentos.  Logo, seguir os passos explicados pelos Coaches também julga-se de extrema importância para a evolução do aluno (a) nos treinamentos.

 

Abraços, Guilherme Veiga.

 

 

 

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