Mobilidade e Fortalecimento para o Joelho

E hoje voltamos a falar sobre mobilidade. Mais do que isso, hoje vamos falar de exercícios que fortalecem e melhoram a saúde da sua articulação, preparando-as para enfrentar a intensidade dos WODs da Box.

Relembrando um pouco do ultimo post relacionado a mobilidade, falamos sobre o tornozelo, e depois disso fizemos um período de 6 semanas focado no ganho de amplitude desta articulação. Foi unanime a opinião dos coaches e alunos na melhora direta dos agachamentos e a maioria também conseguiu avançar no teste que fizemos. O mais legal é ver que os alunos estão começando a criar uma cultura de alongar com mais frequência.

Desta vez o tema vai ser joelho. Uma das articulações que mais ouvimos reclamações, principalmente a galera que gosta de correr provas mais longas, comentam continuamente sobre pequenas dorzinhas.

O que nós pesquisamos dentro deste tema foi: Condromalacia e Rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior)

Todo ligamento tem a função de unir dois ossos. No caso do LCA ele une o Femur (osso da coxa) com a Tíbia (osso da perna). A origem deste ligamento é na parte de trás do fêmur e é inserido na parte anterior da tíbia, por isso é chamado de ligamento cruzado, pois sai da parte de trás para a parte da frente. A função deste ligamento é evitar que a tíbia se mova para frente além do limite. As lesões estão associadas à um trauma de alta impacto contra a articulação, como um carrinho no futebol por exemplo.

Condromalácia é o desgaste da cartilagem que fica entre o côndilo do fêmur (região mais distante do osso fêmur em partes laterais e mediais – fora e dentro) e a patela.
Os níveis variam de 1 a 4. Sendo 1 o mais tranquilo causando apenas amolecimento da cartilagem e algum edema e o 4 é a perda completa da cartilagem com exposição do osso.

Não existe um consenso sobre uma causa específica para esta patologia mas os médicos acreditam que certas atitudes, como estresse repetitivo e uma musculatura fraca associada a falta de alongamento dos músculos do quadril e da coxa podem favorecer esse processo.

O Tratamento básicos para a condromalacia é o alongamento e fortalecimento da articulação em si. Os músculos da parte anterior e posterior da coxa precisam estar em equilíbrio em termos de força e flexibilidade. No caso da condromalácia é extremamente importante o alongamento da banda iliotibial (tecido conjuntivo que se localiza na parte lateral da coxa) e fortalecimento do músculo glúteo médio, tudo no sentido de promover abdução e rotação externa do quadril, evitando o agravamento da lesão. Se você tem uma lesão de LCA ou qualquer outra, procure o seu médico para saber a opinião dele com a prática esportiva.
da lesão.

Nosso grupo de estudos gravou alguns videos para você fazer alguns exercícios de fortalecimento, eles estão disponíveis em nosso canal do youtube.

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