I Am Barigui || Ricardo Rizzo

Estamos de volta com o  I Am Barigui, e não poderíamos voltar com nada mais, nada menos do que uma história de superação. Hoje vamos contar a história do nosso aluno Ricardo Rizzo e como o CrossFit o ajudou a mudar seu status de “mero corredor de 10km” para “glorioso maratonista” em apenas 64 dias.

Ricardo começou a treinar conosco no inicio de 2017 por influencia de sua esposa. Ele confessa que a principio o CrossFit não era sua praia, pois tinha algumas lesões antigas que causavam certo desconforto antes, durante e depois dos treinos. Com o tempo seu condicionamento e técnica foram melhorando, assim como o conhecimento sobre seus limites. Ai você já pode imaginar, o CrossFit virou um vicio.

“Eu sempre brincava que era a única coisa que fazia eu sair do sofá durante as minhas férias de inverno, pq se fosse para correr eu não iria.”

Antes do CrossFit, Ricardo já corria esporadicamente 5km. Depois de iniciar os treinos conosco começou a se sentir mais confiante e forte, aos poucos suas lesões foram embora e seu ritmo de treino aumentou.

No fim de 2017 ele se inscreveu para o No Shirt No Problem, nosso desafio de emagrecimento, o que o ajudou a emagrecer 7kg. Se ele ficou feliz? Muito! Isso o estimulou a continuar firme na dieta e transformar esses -7Kg em -11kg. Sem dúvida seu condicionamento melhorou muito e seus treinos começaram a render muito mais.

Sua primeira oportunidade de mudar sua marca de corrida aconteceu quando sua cunhada se machucou e transferiu a inscrição para Ricardo. Foi ai que ele fez seus primeiros 10km, o que segundo ele foi tranquilo, já que toda sua região de core estava fortalecida graças ao Crossfit.

Depois disso ele parou de correr apenas 5km e se inscreveu em mais algumas provas de rua, até que há três meses decidiu se inscrever para a Maratona de Curitiba na categoria 21km.

“É um processo natural, eu já corro 10km e vou mudar para 21km”

Foi o que ele pensou, mas acontece que 64 dias antes da prova o informaram de que não haveria a categoria que ele estava inscrito. Ele foi a procura de alguém para revezar os 42km da maratona, porém não encontrou ninguém.

Resumo da história: para Ricardo 10km não seria nada desafiante, ele conversou com o irmão que é corredor, e escutou a seguinte frase: “vai ser difícil, mas é possível”. Como um bom filho da CrossFit Barigui, Ricardo sabia que seu limite jamais seria o mesmo, ele aceitou o desafio e começou os treinos para correr seus primeiros 15/21/30/42 quilômetros.

Seu cronograma de treino era basicamente: CrossFit com foco nos treinos RX durante a semana e corrida nos fins de semana.

“Os últimos 12km foram graças ao CrossFit e ao psicológico, era um passo atrás do outro e tentar chegar para completar. Foi muito difícil, o tempo de preparação foi pouco, mas a minha sensação é muito positiva e digo que se eu não fizesse o CrossFit seria muito difícil eu concluir a prova porque você chega em um momento que precisa ter fortalecimento e a gente sabe que no CrossFit é condicionamento puro. Esse nosso ambiente, a vontade de ter algo a mais, ver o relógio acabando, isso te da uma condição de treino que ajuda bastante, a galera, os coaches, a gente se sente incluso no processo de atividade física. É uma família, isso torna uma coisa difícil de não fazer ou abrir mão, é um investimento para a nossa saúde no nosso dia a dia.”

 

Ricardo, parabéns pela sua determinação! Estamos muito orgulhosos de você.

Muito obrigada por compartilhar conosco sua história.

Comente

Leia também

001 / Mercês

Av. Manoel Ribas, 2658, Barracão 7 e 8
Curitiba PR

41 3524.3300

barigui01@crossfitbarigui.com.br

002 / Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1619
Curitiba PR

41 3149.0202

barigui02@crossfitbarigui.com.br

crossfit-journal crossfit-kids
icone-certificacoes

Confira nossas Certificações