DICAS DE RECUPERAÇÃO MUSCULAR

Fez um treino pesadão e está com dor muscular? Ou então iniciou agora no CrossFit e está sentindo um certo desconforto? Então este post foi feito para você!

No começo é assim mesmo, a gente faz um treino hoje e no dia seguinte já sente dificuldade em realizar movimentos simples, mas isto não é motivo para abandonar o barco. O CrossFit é um estímulo muito diferente das outras modalidades e seu corpo AINDA não está acostumado.
Mas pode ficar tranquilo(a), logo as dores musculares não serão recorrentes, confia em mim.

A dor muscular nada mais é do que uma resposta do nosso corpo ao estímulo que damos, é um processo inflamatório proporcional à intensidade exercida. Como resposta fisiológica, nossos músculos se reconstituem dos danos sofridos e ficam mais fortes, por isso com o passar o tempo, suas dores musculares ficarão mais leves e raras.

Mas até lá você pode adicionar novos hábitos para acelerar o processo de adaptação:

  • Nutrição é a base da nossa pirâmide. Sem uma boa alimentação seus objetivos ficarão mais distantes ou inalcançáveis e seu corpo demorará mais tempo para recuperar dos treinos. Em resumo: é o combustível que pode deixar seu corpo saudável ou doente. Portanto, procure fazer boas escolhas, manter as refeições equilibradas com carboidratos, proteínas e gordura. O ideal é consultar um nutricionista que monte uma dieta especifica para você e seu ritmo de treino. Aqui na Barigui indicamos sempre a Luciana Peixoto que atende na unidade Juvevê.

Na imagem vemos uma garrada d'água azul, com um adesivo da CrossFit Barigui (uma pinha em forma de Kettlebell. A garrafa está em cima de uma anilha preta e no fundo da imagem vemos uma aluna com camisa verde

  • Beba água. A organização mundial de saúde sugere que devemos beber de 2 a 3 litros de água por dia. Claro que isso é apenas uma média pois algumas pessoas desidratam mais do que outras. A nossa dica é: beba água a ponto de nunca sentir sede. Mas principalmente, hidrate-se antes, durante e após o treino, pois é o momento do dia em que perdemos mais líquido. Entre diversos benefícios da água, ela atua como anti-inflamatório e ajuda a eliminar as toxinas causadoras da dor. Então se você não tem o hábito de beber água, lembre-se: um corpo hidratado é um corpo saudável.
  • Durma bem. Além de ser muito bom, uma boa noite de sono é fundamental para nossa vida em geral e duplamente importante para quem pratica atividade física de alta intensidade. É durante o sono que nosso corpo se recupera do estresse que causamos, se regenera e fica ainda mais forte e cheio de energia para concluímos atividades físicas e mentais do nosso dia. Além disso, temos alguns hormônios importantes como o GH que são produzidos durante o sono.

Imagem preto e branco, vimos na imagem uma moça de cabelos soltos, sorrindo, com a perna esquerda esticada e a direita dobrada como se fosse fazer uma alongamento. A sola do tênis é o símbolo da nike

  • Alongue-se. No CrossFit chamamos de mobility e é fundamental não só para sua evolução nos treinos, mas também para auxiliar na circulação sanguínea e eliminar toxinas causadoras de dor.
    (Consulte nossos horários de mobility: Unidade Mercês, Unidade Juvevê)
  • Treino FITNESS. Na nossa periodização temos o que chamamos de treino Fitness, são treinos voltados a quem está iniciando agora no CrossFit, a quem ficou muito tempo parado e a quem está com o corpo cansado, mas não quer perder o treino. São treinos menos complexos e com poucas cargas para que você sempre mantenha seu corpo sempre ativo e ganhe amplitude de movimento, condicionamento físico, força e redução de peso. Tudo isso sem perder a essência do CrossFit.

 

  • Massagem. Todo mundo gosta de dar uma relaxada e esquecer do mundo por alguns minutos, não é mesmo? Saiba que se dar este tipo de tratamento faz bem para o corpo e a mente. Na unidade Juvevê contamos com a parceria do Aloha Recovery, que oferece crioterapia, bota de compressão, eletroestimulação e massagem. Tudo isso para você tenha a melhor recuperação muscular.

  • REST DAY. É sempre muito importante respeitarmos nosso corpo quando ele estiver cansado, você pode fazer um descanso ativo, que é um treino leve sem impacto ou mobility, ambos já mencionados. Ou você pode tirar o dia para fazer nenhuma atividade física e dar a seus músculos mais tempo para se recuperar. Importante não confundir rest day com matar treino. E lembre-se o descanso faz parte do seu treino

 

Quer saber um pouco mais sobre um destes assuntos?
Converse com um Coach. (;

 

Comente

Leia também

001 / Mercês

Av. Manoel Ribas, 2658, Barracão 7 e 8
Curitiba PR

41 3524.3300

barigui01@crossfitbarigui.com.br

002 / Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1619
Curitiba PR

41 3149.0202

barigui02@crossfitbarigui.com.br

crossfit-journal crossfit-kids
icone-certificacoes

Confira nossas Certificações