Alimentação saudável e a luta contra o câncer

Todo ano aderimos aqui na CrossFit Barigui a campanha do Outubro Rosa, que preza pela conscientização da prevenção ao câncer de mama. Para quem não sabe, UMA a cada DEZ  mulheres são ou serão vitimas desta doença que hoje é o câncer com a maior taxa de mortalidade feminina.

Primeiramente, a campanha em prol a saúde das mulheres é linda, mas uma coisa é certa: não adianta você se preocupar com a sua saúde apenas em Outubro.
O autocuidado é algo que deve ser feito todos os dias com uma boa alimentação, atividade física, pensamento positivo, exames de rotina e claro, sempre realizar o autoexame, que é fácil, rápido, gratuito e pode salvar a sua vida. (Veja com realizar o autoexame)

Mas afinal, o que é essa doença que – com razão – assusta todo mundo e move milhares de pessoas a aderir campanhas como a do Outubro Rosa?

O câncer nada mais é do que o crescimento descontrolado de células anormais que invadem tecidos e órgãos. Não podemos confirmar quais são os fatores que dão inicio a este processo, pois estamos falando de uma doença multifatorial, que pode ser originada por:

Sedentarismo
Tabagismo
Genética
Estresse
Poluição
Má Alimentação
Descontrole hormonal
Entre outros

É muito comum as pessoas acharem que apenas mulheres são vitimas de câncer de mama, pois além de ser maior o número de casos, um do fatores que originam a doença são os hormônios femininos como estrogênio e progesterona.
Mas para cada 100 mulheres com câncer de mama existe 1 homem com a mesma doença.

Seja de mama ou não, todos estamos sujeitos a desenvolver a doença, mas há algumas atitudes diárias que podemos tomar para evitar que esta doença prolifere em nosso corpo.

Pratica de atividade física

Somos suspeitos a falar, mas movimentar o corpo é bom demais e tem muitos benefícios que vão muito além do estético.

A pratica de atividade física ajuda a regular os hormônios, reduzir obesidade/percentual de gordura, aumenta massa magra e com isso, melhora o funcionamento metabólico e fortalece as defesas do corpo.

Pink Sunday 2018

Pink Sunday 2018

Caso você não tenha o hábito de se exercitar diariamente, recomendo fortemente que você comece já. Troque o carro pela bike, o elevador por escadas e o patinete por uma caminhada.

Apenas coloque seu corpo em movimento.

E caso você queira fazer algo que seja muito divertido, você pode conhecer uma de nossas unidades e fazer uma aula experimental. (Mercês / Juvevê)

 

Pensamento positivo

Pensamento positivo altera as vibrações do nosso corpo, logo, seu funcionamento. Sem contar que pessoas que mantem o pensamento positivo são muito mais felizes e otimistas, conseguem enxergar o lado bom da vida, não reclamam, dormem bem, se cuidam, praticam atividade física e se alimentam bem.

Alimentação saudável

Arrisco dizer que este é o fator mais importante seja na prevenção ou no combate ao câncer.

Ao comer bem e nutrir seu corpo com vitaminas, sais, minerais e antioxidantes, você fortalece seu sistema imunológico e se livra das toxinas presentes em seu corpo.

Sem inflamação seu sistema funciona muito melhor e combate com maior facilidade qualquer corpo estranho e células doentes.

Além de deixar nosso corpo livre de impurezas, o alimento natural também é responsável pelo processo de diminuir o percentual de gordura – não estamos falando de estética. Hormônios como estrogênio se desenvolve através da gordura, e como já citamos anteriormente, o descontrole deste hormônio pode sim virar um tumor maligno.

Esse post não foi feito para assustar ou incentivar que você deixe de comer suas

“besteirinhas” vez ou outra, mas sim com o intuito conscientizar que o alimento é o nosso combustível. Alimentação saudável cura, desintoxica, restaura nosso corpo, nos da vida, saúde e energia.

Cuide bem do seu templo e escolha alimentos ricos em nutrientes para seu dia a dia. Não é sobre o que vamos restringir, mas sim sobre o que vamos escolher.

 

Lembre-se: cada um de nós possui um metabolismo único e cada metabolismo carece de uma quantidade equilibrada de nutrientes que, quando ingeridos são absorvidos de maneira especifica pelo nosso organismo.
Por isso é necessário o acompanhamento de uma nutricionista, que entenda sua rotina, objetivos, dificuldades e históricos.

Comece a se cuidar hoje!

Aqui na CrossFit Barigui contamos com a presença da nossa parceira, Lu Peixoto, que promove a saúde através da nutrição individualizada.

Para agendar sua consulta você pode entrar em contato diretamente com a unidade Juvevê.


Você pode se interessar pelas seguintes matérias:

Dieta Cetogênica

Esse tal de CrossFit Emagrece?

Pirâmide do CrossFit

Comente

Leia também

  • Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.
    Saiba Mais
    #IAmBarigui | Vicente Frare
    A edição de fevereiro do #IAmBarigui  está super especial, hoje vamos falar um pouco sobre um dos nossos primeiros alunos aqui na Barigui, Vicente Frare. O...
  • Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.
    Saiba Mais
    CrossFit Kids - Quais os benefícios para seu filho
    Crossfit para crianças? Sim, é isso mesmo! Quem já conhece o Crossfit sabe a quantidade de benefícios que a atividade traz para o nosso corpo...

001 / Mercês

Av. Manoel Ribas, 2658, Barracão 7 e 8
Curitiba PR

41 3524.3300

barigui01@crossfitbarigui.com.br

002 / Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1619
Curitiba PR

41 3149.0202

barigui02@crossfitbarigui.com.br

crossfit-journal crossfit-kids
icone-certificacoes

Confira nossas Certificações