Nosso Box   Saúde em Foco  

Modalidades Olímpicas no CrossFit – Levantamento de Peso

WEIGHTLIFTING_TOKYO2020

Modalidades Olímpicas no CrossFit – Levantamento de Peso

Se você faz CrossFit esse ano vai assistir os jogos olímpicos com outros olhos.

A metodologia do CrossFit basicamente une três modalidades: Levantamento de Peso Olímpico, Ginástica Artística e Endurance.

Por isso, vamos começar a falar dessas modalidades que estarão nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020 e que você pratica, quase que diariamente na box.

Pra começar, esqueça os gritos de: VAI VAI VAI … LEVANTA ESSA CARGA …
Nas transmissões você vai perceber que no momento do levantamento é um silêncio e concentração total, afinal os atletas muitas vezes precisam levantar mais que o dobro do seu peso corporal pra cima da cabeça. Qualquer descuido pode comprometer o resultado final e afastar as chances da medalha.

Outro ponto a ser observado durante as transmissões, é o nome dos movimentos.
Na box falamos os nomes em inglês: Snatch e Clean & Jerk, mas durante os jogos vocês ouvirão muito Arranco e Arremesso. Se memorizar não tem como se perder hehe.

 

 

Equipamentos

Os equipamentos que os atletas utilizam nas olimpíadas são parecidos com as que usamos na box, com a mesma diferença de carga e diâmetro para homens e mulheres.

Categorias

Nos jogos olímpicos estão em disputa 7 medalhas de ouro para os homens e 7 das mulheres.

Essas 7 divisões se dão de acordo com o peso corporal do atleta:

 

Recordes Olímpicos

Na tabela a seguir você pode acompanhar os recordes olímpicos.
Devido a uma mudança recente para os jogos de Tokyo 2020 as categorias estão diferentes das descritas acima.
Mesmo assim os números são surpreendentes com levantamentos equivalentes a 2x o peso corporal da categoria.

Medalhas Brasileiras

A medalha olímpica brasileira nesta modalidade ainda não veio. Uma das nossas chances seria Fernando Reis, atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos na categoria +109kg. Na Olimpíada do Rio, em 2016, ele ficou na quinta posição. Sétimo colocado do ranking da sua categoria, o brasileiro nem chegou a embarcar para Tóquio, após testar positivo para hormônio de crescimento, e está oficialmente fora dos jogos.

Fernando Reis no Pan de Lima no Peru em 2019

Nestes jogos teremos duas representantes. A primeira é Natasha Rosa. Carioca, 25 anos, ela competirá na categoria até 49kg. Em 2019 a atleta quebrou quatro recordes brasileiros na categoria até 49kg. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019, somou 176 kg no arranco e arremesso, ficando apenas um quilo atrás da marca da terceira colocada. Poucos meses depois, no Mundial de Levantamento de pesos, a carioca levantou um total de 178kg (83 no arranco e 95 no arremesso) e finalizou com a 12ª colocação geral.

Natasha Rosa no Pan de Lima no Peru em 2019

Com duas participações em Olimpíada no currículo a nossa segunda representante é Jaqueline Ferreira, que estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na categoria até 87 kg feminino. Jaqueline é detentora do melhor resultado do Brasil em Olimpíadas, juntamente com os 5os lugares de Fernando Reis e Rosane Santos na Rio 2016.

Jaqueline Ferreira

Curiosidades

Tia-Clair Tommey participou dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, logo após ser a segunda mulher “Fittest on Erth” daquele ano, que teve Katrín Tanja Davíðsdóttir como campeã.

Tia-Clair Toomey – Rio 2016

Ela concorreu a uma medalha, representando a Austrália, na categoria Peso Pena (até 58kg para mulheres) e realizou 82 kg de Arranque (Snatch) e 107kg de arremesso (Clean & Jerk), totalizando 189kg de levantamento.
A medalha de ouro foi para a tailandesa Sukanya Srisurat, que realizou 110kg (Recorde Olímpico) de Arranco (Snacth) e 130kg de Arremesso (Clean & Jerk)

Você consegue acompanhar as brasileiras no seguintes horários:

Natasha Rosa – categoria até 49kg
23/07 – 21:50 (Horário de Brasília)

Jaqueline Ferreira – categoria até 87kg
01/08 – 23:50 (Horário de Brasília)

Tokyo 2020 começa 23 de Julho e vai até o dia 08 de Agosto. Serão duas semanas virando a madrugada assistindo os jogos. Divirtam-se.

Comente

Leia também

  • Imagem utilizada em um dos posts de blog em CrossNews do site da Crossfit Barigui.
    Saiba Mais
    Entrevista | Luca Barcik Glaser
    Triatleta desde 1999 e destaque no Mundial de Triathlon na Suíça em 2006, Luca Barcik Glaser conta pra gente sobre sua paixão pelo crossfit....
  • Saiba Mais
    #IAmBarigui | Gabriel
        Ele ainda não corre na rua, não salta no caixote, não pega na barra para fazer movimentos ginásticos, tampouco levanta peso. Mas...

001 / Champagnat

Rua Martim Afonso, 2910, loja 1
Curitiba PR

41 98770.9581

barigui01@crossfitbarigui.com.br

002 / Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1619
Curitiba PR

41 98879.2416

barigui02@crossfitbarigui.com.br

crossfit-journal crossfit-kids
icone-certificacoes

Confira nossas Certificações