QUERO SER RX!

Quem nunca almejou ser RX que atire a primeira pedra! Mas o que é ser RX para você? Nosso Head Coach Ricardo Maia define:

“Ser RX é você conhecer seu corpo, capacidade e limitações, pois ao se deparar com uma tarefa, se estiver apto deverá enfrentá-la como foi proposta”

 

Que o CrossFit é o esporte que mais cresce no Brasil não podemos negar, hoje somos o segundo país com o maior número de boxes no mundo, perdendo apenas para os EUA.

Com o crescimento do esporte, surgiu o crescimento de campeonatos regionais e nacionais, que concentram os melhores atletas do país. Isso estimula ainda mais a vontade de chegar ao topo da pirâmide e ser um atleta RX ELITE.

Acontece que uma grande parte dos atletas ainda acredita que ser RX significa apenas cargas altas, fazer Muscle Up e Benchmarks com tempo baixo. Preferem fazer o WOD de uma maneira muito intensa e rápida, mas acabam esquecendo de priorizar a técnica, tudo isso para dizer que fez RX – ISSO É EGO!

O que aconteceu com treinar o básico? Qual o problema de fazer progressões por etapas?  Por que está proibido fazer snatch apenas com bastão se o seu nome está no quadro das cargas mais altas?

Pois saiba que quanto mais você dominar o básico, mais fácil será adicionar intensidade ao seu treino de maneira eficiente e eficaz.

PRÁTICA NÃO GERA PERFEIÇÃO DE MOVIMENTO.

PRÁTICA PERFEITA DO MOVIMENTO QUE GERA PERFEIÇÃO. (VINCE LOMBARDI)

Isso quer dizer que você pode praticar o quanto quiser, mas se você sempre fizer errado, apenas irá reforçar os maus hábitos da sua técnica. Resultado? Não atingirá seus objetivos.

E sempre, SEMPRE, S-E-M-P-R-E escute o que seu coach tem a dizer sobre a sua técnica, ele não está na box a toa. Pode confiar! – mesmo que isso signifique diminuir sua carga. Deixe o ego de lado, ninguém vai te julgar por isso.

Aqui vai algumas dicas do Coach Maia:
  •  Peça sempre a opinião do seu coach.
  •  Se conheça, conheça seus PRs. Você pode até fazer o treino sem adaptações, mas se você não cumpre o time Cap você não fez RX, afinal não cumpriu o objetivo do treino.
  •  Pense sempre na qualidade dos seus movimentos. O objetivo de um atleta de CrossFit é terminar a tarefa o mais rápido possível ou fazer o maior número de repetições em um determinado tempo. Quanto melhor for sua técnica, menos energia você usa e mais eficiente você será.

 

GUARDE ESSAS TRÊS PALAVRAS:
  1. TÉCNICA – Você domina o movimento para realizar uma repetição.
  2. EFICÁCIA – Você domina o movimento para 3,5,7… reps seguidas
  3. EFICIÊNCIA – Intensidade no movimento com padrão de técnica bom.

 

Converse com o seu coach e analise quais são seus pontos fracos e volte para o básico.

 

LEIA TAMBÉM

Tudo o que você precisa saber sobre LPO
A pirâmide do CrossFit
Afinal o que são movimentos funcionais?

Comentários

Categorias

Leia Também